PRÁTICA 5 – SPEAKER OU BUZZER PASSIVO
Objetivos:
- Aprender a gerar tons e música usando ondas quadradas
- Conhecer a frequência das notas músicas.
Introdução:
Um microprocessador pode ser programado para gerar ondas quadradas com temporização exata para uma música.
Abaixo temos as frequências tradicionais da primeira oitava musical de qualquer instrumento.
Tarefa:
- Compilar o programa 1 (abaixo) em ASSEMBLY usando o MPLAB.
- Gravar o PIC usando o gravador
- Montar o circuito e verificar o funcionamento.
Programa 1 – MÚSICA:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 |
list P = 16F628A include P16F628A.inc ; CONFIG __CONFIG _INTOSC_OSC_NOCLKOUT &_WDT_OFF & _PWRTE_ON & _BOREN_OFF & _MCLRE_OFF & _LVP_OFF & _CP_OFF org 0x0000 START MOVLW 0x07 MOVWF CMCON BSF STATUS,RP0 MOVLW 0x00 MOVWF TRISA MOVLW 0x01 MOVWF TRISB BCF STATUS,RP0 INICIO BTFSS PORTB,0 GOTO PLAY1760 GOTO PLAY880 PLAY880 BSF PORTA,0 CALL DELAY CALL DELAY BCF PORTA,0 CALL DELAY CALL DELAY GOTO INICIO PLAY1760 BSF PORTA,0 CALL DELAY BCF PORTA,0 CALL DELAY GOTO INICIO DELAY MOVLW 0X0A MOVWF 0X20 VSET MOVLW 0X09 MOVWF 0X21 LOOP DECFSZ 0X21 GOTO LOOP DECFSZ 0X20 GOTO VSET RETURN END |
Circuito 1 – PIC E ALTO-FALANTE (OPÇÃO 1):
Circuito 1 – PIC E ALTO-FALANTE (OPÇÃO 2):
Pinagem para o botão (caso não possua um botão, deixe dois fios soltos no protoboard):