PRÁTICA 2 – ARDUÍNO COM BOTÕES E LEDS
Objetivos:
- Conectar um botão e um LED ao Arduíno
- Rodar um programa que interaja com estes dispositivos.
Tarefa:
- Montar o circuito.
- Executar o programa
Circuito:
Pinagem para o botão:
Programa 1 – Blink com botão
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 |
void setup() { pinMode(3, OUTPUT); //Configura o pino 13 para saída pinMode(2, INPUT); //Configura o pino 13 para saída } void loop() { if (digitalRead(2) == LOW) { // Se Apertar o botão digitalWrite(3, HIGH); // Acende LED no pino 13 delay(1000); // Espera 1 segundo digitalWrite(3, LOW); // Apaga o LED no pino 13 delay(1000); // Espera 1 segundo } } |
Desafio: Troque para que o LED pisque mais rápido se estiver pressionando a tecla e mais lento se não estiver.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 |
void setup() { pinMode(3, OUTPUT); //Configura o pino 13 para saída pinMode(2, INPUT); //Configura o pino 13 para saída } void loop() { if (digitalRead(2) == LOW) { // Se Apertar o botão digitalWrite(3, HIGH); // Acende LED no pino 13 delay(500); // Espera 0.5 segundo digitalWrite(3, LOW); // Apaga o LED no pino 13 delay(500); // Espera 0.5 segundo } else { digitalWrite(3, HIGH); // Acende LED no pino 13 delay(1000); // Espera 1 segundo digitalWrite(3, LOW); // Apaga o LED no pino 13 delay(1000); // Espera 1 segundo } } |