PRÁTICA 6 – MÚSICA – AVANÇADO
Objetivos:
- Prática avançada. Como tocar uma música em Assembly
Introdução:
Um microprocessador pode ser programado para gerar ondas quadradas com temporização exata para uma música.
Abaixo temos as frequências tradicionais da primeira oitava musical de qualquer instrumento.
Nesta tarefa, a música escolhida foi parte da cantiga popular infantil “Havia um pastorzinho”, cada nota foi calculada para ter 1/4 de segundo. Para isso, cada ciclo de HIGH e LOW de cada nota é repetido N vezes até concluir a duração desejada. Por exemplo, para a nota C (com frequência 262Hz e período de 3817µS), a nota é repetida 0.25/3817µ = 65 vezes.
O intervalo de silêncio entre as notas é de 1/32 de segundo. Há também uma pausa entre os versos da música de 1/8 de segundo e uma pausa final um pouco maior de 1/4 de segundo.
Tarefa:
- Compilar o programa 1 (abaixo) em ASSEMBLY usando o MPLAB.
- Gravar o PIC usando o gravador
- Montar o circuito e verificar o funcionamento.
Programa 1 – MÚSICA:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 |
list P = 16F628A include P16F628A.inc ; CONFIG __CONFIG _INTOSC_OSC_NOCLKOUT &_WDT_OFF & _PWRTE_ON & _BOREN_OFF & _MCLRE_OFF & _LVP_OFF & _CP_OFF org 0X0000 START MOVLW 0X07 MOVWF CMCON BSF STATUS,RP0 MOVLW 0X00 MOVWF TRISA MOVLW 0X00 MOVWF TRISB BCF STATUS,RP0 INICIO CALL PLAY_C CALL DELAY CALL PLAY_D CALL DELAY CALL PLAY_E CALL DELAY CALL PLAY_F CALL DELAY CALL PLAYQ_F CALL DELAY CALL PLAYQ_F CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY CALL PLAY_C CALL DELAY CALL PLAY_D CALL DELAY CALL PLAY_C CALL DELAY CALL PLAY_D CALL DELAY CALL PLAYQ_D CALL DELAY CALL PLAYQ_D CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY CALL PLAY_C CALL DELAY CALL PLAY_G CALL DELAY CALL PLAY_F CALL DELAY CALL PLAY_E CALL DELAY CALL PLAYQ_E CALL DELAY CALL PLAYQ_E CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY CALL PLAY_C CALL DELAY CALL PLAY_D CALL DELAY CALL PLAY_E CALL DELAY CALL PLAY_F CALL DELAY CALL PLAYQ_F CALL DELAY CALL PLAYQ_F CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY CALL DELAY GOTO INICIO ;------------------------ PLAY_C ----------------------------------- PLAY_C MOVLW 0X41 MOVWF 0X22 REPEAT_C BSF PORTA,0 CALL DELAY_C BCF PORTA,0 CALL DELAY_C DECFSZ 0X22 GOTO REPEAT_C RETURN DELAY_C MOVLW 0X09 MOVWF 0X20 VSET_C MOVLW 0X47 MOVWF 0X21 LOOP_C DECFSZ 0X21 GOTO LOOP_C DECFSZ 0X20 GOTO VSET_C RETURN ;-------------------------------------------------------------- ;------------------------ PLAY_D ----------------------------------- PLAY_D MOVLW 0X49 MOVWF 0X22 REPEAT_D BSF PORTA,0 CALL DELAY_D BCF PORTA,0 CALL DELAY_D DECFSZ 0X22 GOTO REPEAT_D RETURN DELAY_D MOVLW 0X04 MOVWF 0X20 VSET_D MOVLW 0X8E MOVWF 0X21 LOOP_D DECFSZ 0X21 GOTO LOOP_D DECFSZ 0X20 GOTO VSET_D RETURN ;-------------------------------------------------------------- ;------------------------ PLAYQ_D ----------------------------------- PLAYQ_D MOVLW 0X24 MOVWF 0X22 REPEATQ_D BSF PORTA,0 CALL DELAY_D BCF PORTA,0 CALL DELAY_D DECFSZ 0X22 GOTO REPEATQ_D RETURN ;-------------------------------------------------------------- ;------------------------ PLAY_E ----------------------------------- PLAY_E MOVLW 0X52 MOVWF 0X22 REPEAT_E BSF PORTA,0 CALL DELAY_E BCF PORTA,0 CALL DELAY_E DECFSZ 0X22 GOTO REPEAT_E RETURN DELAY_E MOVLW 0X05 MOVWF 0X20 VSET_E MOVLW 0X65 MOVWF 0X21 LOOP_E DECFSZ 0X21 GOTO LOOP_E DECFSZ 0X20 GOTO VSET_E RETURN ;-------------------------------------------------------------- ;------------------------ PLAYQ_E ----------------------------------- PLAYQ_E MOVLW 0X29 MOVWF 0X22 REPEATQ_E BSF PORTA,0 CALL DELAY_E BCF PORTA,0 CALL DELAY_E DECFSZ 0X22 GOTO REPEATQ_E RETURN ;-------------------------------------------------------------- ;------------------------ PLAY_F ----------------------------------- PLAY_F MOVLW 0X5C MOVWF 0X22 REPEAT_F BSF PORTA,0 CALL DELAY_F BCF PORTA,0 CALL DELAY_F DECFSZ 0X22 GOTO REPEAT_F RETURN DELAY_F MOVLW 0X02 MOVWF 0X20 VSET_F MOVLW 0XEF MOVWF 0X21 LOOP_F DECFSZ 0X21 GOTO LOOP_F DECFSZ 0X20 GOTO VSET_F RETURN ;-------------------------------------------------------------- ;------------------------ PLAYQ_F ----------------------------------- PLAYQ_F MOVLW 0X2E MOVWF 0X22 REPEATQ_F BSF PORTA,0 CALL DELAY_F BCF PORTA,0 CALL DELAY_F DECFSZ 0X22 GOTO REPEATQ_F RETURN ;-------------------------------------------------------------- ;------------------------ PLAY_G ----------------------------------- PLAY_G MOVLW 0X62 MOVWF 0X22 REPEAT_G BSF PORTA,0 CALL DELAY_G BCF PORTA,0 CALL DELAY_G DECFSZ 0X22 GOTO REPEAT_G RETURN DELAY_G MOVLW 0X05 MOVWF 0X20 VSET_G MOVLW 0X55 MOVWF 0X21 LOOP_G DECFSZ 0X21 GOTO LOOP_G DECFSZ 0X20 GOTO VSET_G RETURN ;-------------------------------------------------------------- DELAY MOVLW 0XFF MOVWF 0X20 VSET MOVLW 0X29 MOVWF 0X21 LOOP DECFSZ 0X21 GOTO LOOP DECFSZ 0X20 GOTO VSET RETURN END |
Circuito 1 – PIC E ALTO-FALANTE (OPÇÃO 1):
Pinagem para o botão (caso não possua um botão, deixe dois fios soltos no protoboard):